Ano: 2023

Data: 24/10/2023

Turno(s) Votação: 2º Truno

Tema: Instituir

DISPÕE — À INSTITUIR O DIA MUNICIPAL DO JONGO.

A Igreja das Neves foi construída em meados do século XVII onde havia a igreja de madeira. O Santuário das Neves é um local de fé e peregrinações, a imagem de Nossa Senhora das Neves veio de Portugal em 1750. Ele foi construido há quase 400 anos por escravos, que também trouxeram o jongo para a cultura do município de Presidente Kennedy, litoral sul capixaba. O Jongo, dança comunitária herdada dos escravos angolanos de origem bantu, poderá ser comemorado todos os anos em data especial no Brasil , por meio do presente Projeto de Lei que instituirá o 26 de julho, como o Dia Nacional do Jongo.

Instituir o dia 08 de Fevereiro como o "Dia Municipal do Jongo em Presidente Kennedy/ES", foi escolhido em referência à data de falecimento do "mestre do Jongo em Cacimbinha, Kennedy", O mestre Jorge dos Santos, "Mestre Jorginho", jongueiro tradicional da comunidade de Boa Esperança. onde o ritmo é cultuado e dançado até hoje.

O Jongo Mãe África Pátria Amada Brasil tem mais de 100 anos de Resistência e vem passando de Geração a Geração no Quilombo de Boa Esperança e Cacimbinha. A Resistência de uma Cultura de um povo negro remanescente de quilombo que vem resistindo a muitas lutas.

Conforme o documentário "Apresentação do _longo Mestre Jorginho", os temas das cantorias não são específicos, a ideia era cantar e dançar e seguir,